Por Lori Mills-Curran, Diretora Executiva
A organizacão ProGente Connections é uma parceria ecumênica, que recebeu um capital inicial da Diocese Episcopal de Massachusetts. No mês passado, participei da Convenção Geral da Igreja Episcopal em Austin, TX. Essa Convenção Geral é a autoridade legislativa da Igreja, na qual os representantes se reúnem a cada três anos para tratar de questões de doutrina e missão. Porém um aspecto crescente da Convenção Geral é permitir que os episcopais reunidos do mundo todo fizessem um testemunho público sobre questões de importância moral para os cristãos.
Este ano, em torno 1.000 episcopais fretaram 19 ônibus para o Centro Residencial T. Don Hutto, onde as mulheres imigrantes sob custódia das autoridades de ICE estão detidas. O Hutto é uma prisão com fins lucrativos que abriga em torno 500 detidas. O Bispo Presidente da Igreja Episcopal Michael Curry dirigiu-se à multidão e falou: “Jesus disse: Ame a Deus e ame o seu próximo. Nós viemos em amor, que é o núcleo da nossa fé, que é o coração disso. Nós viemos porque não acreditamos que uma grande nação como esta separe as crianças de suas famílias. Nós viemos porque acreditamos que esta nação, concebida em liberdade de que todas as pessoas são criadas iguais, acreditamos que devemos chamar esta nação, a América, de volta à sua alma. Estamos aqui porque amamos esta nação. Porque se você atualmente ama alguém, você não o deixa do jeito que é, e sim o ajuda a ser melhor do que já é. Estamos aqui para salvar a alma da América.”
A ProGente Connections não alega estar salvando a alma da América. Porém somos gratos pela confiança de nossos vários parceiros nessa missão, em que afirmamos que o trabalho dos cristãos é receber o estranho e fornecer recursos para fazê-lo. Eu sei que é o meu trabalho e o da minha equipe, e acredito que é o trabalho de todos nós.